A ingestão de uma dieta, variada, de qualidade e em quantidades apropriadas é um dos principais fatores para a prevenção do câncer. Sendo assim, o setor de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, montou uma lista com alguns alimentos que auxiliam nesta prevenção.
Determinadas substâncias como o Ômega 3, encontrado em peixes, e os polifenóis, presentes na maçã, atenuam a formação de compostos inflamatórios, o envelhecimento celular e, consequentemente, a proliferação de células tumorais. Já as fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve manteiga e couve-flor, inibem a formação tumoral, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.
Em oposição a uma alimentação saudavel existem alimentos que potencializam o desenvolvimento de câncer e que devem ser evitados ou, então, consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada. Bons exemplos são os de origem animal (carne vermelha, leite integral e derivados e bacon), que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.
No entato, não devemos restringir os alimentos a duas grandes categoria: “os heróis” e “os vilões”. Pois, os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, ao o quê comemos, mas também o quanto e com que frequência nós consumimos determinados alimentos
Muito bom o post, parabéns!
ResponderExcluir